fiscalização

Primeiro dia do decreto de prevenção ao coronavírus tem shoppings com horários reduzidos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

O decreto da prefeitura de Santa Maria definiu o fechamento de casas noturnas, boates, casas de eventos, teatros, museus, circo, bibliotecas, sedes sociais de clubes e cinema. A mesma medida também reduz o funcionamento de shoppings, que podem abrir apenas entre 14h e 18h. No primeiro dia de fiscalização, apenas um shopping foi fechado.


O Shopping Independência abriu pela manhã. Entretanto, a equipe da prefeitura foi até o local e fechou o prédio. Um cartaz orienta os consumidores que o local vai funcionar à tarde, no horário permitido.

LEIA MAIS
Rio de Janeiro confirma primeira morte por coronavírus
Alunos da moradia estudantil da UFSM são orientados a retornar a municípios de origem
Contrariando recomendação, pessoas fazem fila para se vacinar contra gripe

O horário reduzido preocupa o artesão Norton Souza, que está há 10 anos com banca instalada no local e há 30 trabalha com artesanato. Ele acredita que, com o horário reduzido, o ideal seria ter algum subsídio no aluguel. O medo é de que o valor pago pelo espaço não seja abatido com as vendas, e outras despesas sofram consequências.

- Quando fechar aqui, já tem algum plano? Ninguém tá se negando a pagar, mas e quando não vender mais? A prioridade é alimentação. Não é pela diminuição do turno. Fico preocupado não porque tenho que pagar alguma conta. Eu estou preocupado com a alimentação - argumenta.

A fiscalização seguiu pelo Calçadão, onde fica o Santa Maria Shopping, e, em seguida, foi até a Rua Floriano Peixoto, no Elegância Center Shopping. Ambos os locais já estavam fechados. Na sequência, os destinos foram o Royal Plaza Shopping, o Monet Plaza Shopping e o Shopping Praça Nova, que também atendiam as medidas do decreto.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

DECRETO ESTADUAL
A abertura dos shoppings pela parte da tarde, contudo, podem estar em cheque de acordo com o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) nesta quinta-feira. A medida ainda será analisada pela Assembleia Legislativa. No comércio, por exemplo, pode passar a valer um plano de revezamento e redução de jornadas de trabalhos. Com isso, um shopping de Santa Maria projeta não funcionar mais a partir de sexta.

LEIA MAIS
Husm e Casa de Saúde adotam novas medidas para limitar circulação de pessoas
Entidades afirmam que não há risco de desabastecimento em supermercados
Médicos infectologistas divergem sobre fechamento de bares e restaurantes

FISCALIZAÇÃO
À tarde, a fiscalização municipal ainda deve passar por restaurantes. Aos estabelecimentos alimentícios, a determinação é de diminuir número de mesas e ampliação do horário de funcionamento - ao contrário dos shoppings - para evitar aglomerações em horários de picos.

As academias reduziram o tempo de funcionamento. A determinação do decreto é de que a lotação não exceda 50% da capacidade máxima. Na manhã desta quinta-feira, as medidas nos centros de treinamento eram de higienização, mas não foram necessárias restrições de público, já que alguns dos próprios alunos deixaram de treinar.

Os ônibus, que já tiveram limpeza intensificada, vão circular com vidros abertos. As empresas responsáveis pelo transporte público devem garantir álcool em gel para motoristas e cobradores, mas, conforme o Consórcio SIM, a medida ainda não foi totalmente adotada.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Coronavírus leva Brasil a fechar fronteiras terrestres com 8 países Anterior

Coronavírus leva Brasil a fechar fronteiras terrestres com 8 países

Coronavírus: Estado veta ônibus interestaduais e restringe compras Próximo

Coronavírus: Estado veta ônibus interestaduais e restringe compras

Geral